Amor X Eutanásia



A medicina paliativa avança cada dia mais para melhorar a qualidade de vida de pacientes terminais; equipes multiprofissionais e interdisciplinares desdobram-se para garantir o bem estar quando não há mais esperança de cura, mas o que fazer quando o paciente prefere a morte, decide pela eutanásia?
Esta questão já foi levantada em alguns filmes, e até na vida real já vimos casos semelhantes, onde a família ou mesmo o próprio paciente decide a interrupção da vida.
Diante de um caso destes é muito difícil tomar uma decisão, nos colocamos no lugar do paciente, da familia... enfim, é uma situação complicadíssima. 
A distanasia (prolongar a vida superficialmente) nem sempre é o melhor caminho, por melhor que sejam os cuidados chega um dado momento que o paciente já não suporta mais o convívio com a doença e prefere a morte à continuar com a dor. E  o que essa decisão significa para a família? Perder um ente querido é inexplicavelmente doloroso, mas saber que este convive com uma dor interminável e querer que continue vivendo é cruelmente egoísta. 




Controvérsia da eutanásia

Sinceramente não encontro uma resolução certa para isso, como profissional de saúde acho que manter a vida é fundamental, mas até que ponto isso é uma questão fundamental eu não sei dizer; como pessoa, eu não sei se aceitaria ver alguém de minha família sofrer, mas em contrapartida sofreria muito com a dor de perdê-lo.
Quis colocar esta questão aqui apenas para fazer com que as pessoas possam pensar mais a respeito, e se possível valorizar um pouco mais a vida, demonstrar mais amor, aproveitar os momentos com mais felicidade, viver mais enquanto há vida.

2 comentários:

Lucas M. disse...

é uma decisão muito complicada mesmo... acredito so quem passa por isso realmente é capaz de decidir... é simples dizermos que é aconselhável a morte... mas a pessoa tem o desejo de viver, de lutar para isso, ou não? é uma questao muito polemica, tão quanto, vejo eu como as penalidades de morte, como a cadeira elétrica... é justo decisões que vão contra os ideais das pessoas, da maioria delas? pode-se matar inocentes?... Já matar por misericórdia, a Eutanásia... temos que ter fé, e acreditar em milagres? Talvez... com tantas, e todas as decisões possiveis, ambas são questionáveis... e merecem profunda reflexão!!
Muito bom post... bjs aline

#BrunoRodrigues disse...

Cada pessoa tem um visão, uma opinião, independente do assunto. Quando se trata de assuntos tão polêmicos, aí sim as opiniões divergem.

Creio que Deus deu a vida, a Ele pertence e somente Ele pode tirá-la, após cumprirmos nossa missão neste mundo.

Mas aí pode-se questionar: Mas Deus quer ver seus filhos sofrendo ? É o desejo de Deus que paciente e família sofram ? ? ?

Claro que não. O que conhecemos como o Mal (aí se inclui as doenças, violência, etc) não é a vontade de Deus e sim a falta D'Ele.

Somos livres para trilhar os nossos caminhos, e podemos buscar uma vida junto a Deus ou podemos nos afastar completamente. Cada pessoa é livre para escolher.

Já vi muitos casos dados - pela medicina - como sem solução que ocorreram Milagres de Cura. O "Médico dos Médicos" tudo pode curar e só depende de nossa fé. Ele quer nos Curar e fazer feliz, só depende de nós.

Por isso sou contra a Eutanásia.

Bruno Rodrigues.

P.S.: Opinião expressada à luz do entendimento religioso. Se fôssemos analisar sob o ângulo legal/jurídico, talvez a visão mudasse um pouco, mas tenho certeza que a Igreja/Religião está acima da visão legal.

----------------

http://vininews.blogspot.com
http://deusehmaior.blogspot.com
http://espacocolorado.blogspot.com

BR.