Chocolate faz bem ou faz mal????



De uns tempos prá cá uma grande polêmica surgiu a favor do tão amado CHOCOLATE... e afinal, consumir chocolate é mesmo bom??

Recentemente foram realizados vários estudos a procura de comprovaçao dos efeitos benéficos do chocolate, os primeiros estudos datam de 2001, a partir de então dezenas de estudos cientificos surgiram testando seus possíveis benefícios.
A maioria dos estudos revelou que o chocolate possui efeito antioxidante no organismo humano, sendo eficiente na prevenção de doenças cardiovasculares, reduzindo a pressão arterial e os indices séricos de colesterol total, além de promover a redução de LDL (colesterol ruim).
Fazendo um apanhado dentre as pesquisas realizadas, constata - se que é o flavonóide a substância benéfica do produto, e este por sua vez está presente realmente no cacau, portanto, tem aí um fato a considerar; não é só de cacau que é feito o chocolate.
O chocolate é produzido a partir da manteiga de cacau, o que lhe confere uma grande quantidade de gordura, além disso, há ainda o acréscimo de açúcar (grande potencial calórico)
e leite a mistura, que dificulta a absorçao instestinal dos flavonóides, visto isso, a conclusão final é que são realmente comprovados benefícios no consumo, mas há ai um respaldo, o consumo moderado de
chocolate amargo.
O chocolate amargo possui uma concentração maior de derivados de cacau ( 70%, cerca de sete vezes mais que o chocolate ao leite que possue apenas 11% ) , não contém leite e possui uma quantidade reduzida de açúcar.
Além disso, há um fator determinante, a quantidade,;sim, tudo faz bem na dosagem correta, o consumo deve ser controlado sendo recomendado apenas 25 g/dia, o que corresponde a uma barrinha pequena.

Para os amantes da guloseima esta é uma ótima notícia, visto que durante anos, o doce era visto com uma imagem ruim, de alta taxa calórica e que não demonstrava benefício algum ao organismo, para os chamadas CHOCÓLATRAS hje já é possível o consumo com um pouco menos de culpa.





0 comentários: