Liberdade



Ser livre é fazer o que tem vontade  e responsabilidade de arcar com as consequências dos seus atos.

Quando adolescente o que mais queria era liberdade, direito a escolha, a ir e vir sem satisfações ou justificativas...
Mas hoje eu percebo que naquela época eu era livre e não sabia, fazia o que eu queria - com restrições é claro, restrições estas que me seguem até hoje, por que hoje eu entendo que não era meus pais quem as impunham, mas sim o mundo.
Hoje eu daria qualquer coisa para voltar aqueles dias de tardes livres, que como pássaro eu desvendava o mundo, eu daria tudo para ter alguém para escolher por mim, e responder por minhas escolhas, daria tudo por um dia cheio de tédio e nada para fazer.
Por que afinal, que tal liberdade é essa que eu finalmente adquiri? 
Passar dias, meses, anos trancada em rotinas de trabalho, em salas de estudo, assinar contratos de compromisso com tudo e com a eternidade.... E ainda ter que dizer que sou livre...
Livre para quê? Para arcar com minhas escolhas, cumprir meus compromissos... 
Pena que o tempo não volta, se voltasse eu aproveitaria minha "liberdade" de hoje para voltar atrás e aproveitar minha vida de pássaro.. voando no céu azul... 
Voltaria atrás e cometeria mais erros, manteria meus defeitos.. aproveitaria a liberdade provisória que a vida nos dá.. e que nem sempre aproveitamos de maneira correta.

Se você ainda é um passarinho que reclama do ninho... do que não pode fazer, dos seus pais que travam seu caminho, do tédio que te maltrata, da dor de não ser livre, aproveite a sua liberdade, porque daqui a pouco você cresce e a "liberdade provisória" acaba.. e dai chega a "liberdade condicional".. cheia de empecilhos... de compromissos.. responsabilidades... 
     
Este é apenas um conselho de um pássaro livre que no topo do montanha quebrou as asas... daqui do alto eu vejo tudo o que poderia ter feito e não fiz... vejo o mundo que tinha nas mãos.. porque hoje eu tenho a liberdade, mas não posso voar... 


*Não compare os termos "liberdade condicional" e liberdade provisória" com os termos homônimos utilizados em Direito, porque aqui dei a eles sentidos próprios.

0 comentários: