Ler



Se eu tivesse que dizer uma coisa (veja bem, uma coisa e não pessoa) que eu amo, eu não hesitaria, responderia sem pensar: Livros. Gosto muito, eles fazem parte de minha vida sem uma data específica, lembro-me que logo que aprendi a ler eu ganhei vários livros.. e um deles em especial eu gostei muito, era as Fábulas de Esopo; várias pessoas devem conhecer, é um livro incrível ( este livro é uma coletânea de fábulas escritas por Esopo, dentre elas esta A RAPOSA E AS UVAS, A RÃ E O TOURO, A CIGARRA E A FORMIGA.... Este livro foi o que impulsionou minha paixão e a partir dele não parei mais de ler. Ganhei muitos livros durante a minha vida, alguns eu doei após ter lido, e comprei alguns ( a maioria dos que eu tenho hoje) e durante minhas compras eu pude constatar que os livros - para o nível social do nosso país - possui um custo um pouco elevado, o que dificulta a expansão do hábito de ler; hoje com o crescimento do mundo virtual a aquisição de algumas obras literárias tornou-se mais fácil; vários livros são transformados em ebooks que podem ser baixados e lidos no próprio computador; acho isso de certa forma é ruim para os autores que perdem em direitos autorais, mas em contrapartida é uma maneira de oferecer um pouco do prazer de ler de uma maneira mais econômica; hoje há até projetos que incentivam a isso, como o Projeto Democratização da Leitura, que é uma grande biblioteca virtual com livros grátis. Não sou contra a este tipo de ação, porque infelizmente nosso país não oferece poder aquisitivo suficiente à todos; certos livros ultrapassam o valor dos benefícios distribuídos pelo governo para famílias de baixa renda - o Bolsa Família, por exemplo, que varia dum valor de R$ 22,00 a R$ 200, 00 - a compra de um livro acaba se tornando uma coisa às vezes inviável. 
Por isso tudo isso que já citei, irei a partir de hoje publicar aqui alguns livros para download gratuito, espero é claro que quem baixar faça bom uso, que não tente reeditar, imprimir para venda ou com outros propósitos que não seja a satisfação de ler.

0 comentários: