Água

O verão está aí, e quase todo mundo quer aproveitar, curtir praia... o sol, mas uma coisa muito importante que nem sempre é lembrado é: BEBER ÁGUA.
A água é essencial para a hidratação do corpo humano, ele desempenha várias funções no organismo, dentre elas está a filtração dos rins, ou seja, a limpeza dos néfrons que compõem o órgão, é necessária para a produção de sucos gástricos (como o ácido cloridrico), enzimas pancreáticas e para a produção de bile, auxília não distribuição de nutrientes no corpo, controla a temperatura corpórea, além de ajudar a diminuir o cansaço durante e após atividades físicas (a água ajuda a eliminar o ácido lático presente nos músculos que gera a sensação de fadiga e cansaço muscular).

A quantidade recomendada de água para um ser humano adulto varia de 2 a 2,5 litros/dia, especialistas afirmam que esta é a quantidade minima que o corpo necessita para repor as perdas diárias e funcionar corretamente, mas em épocas como o verão, esta quantidade pode dobrar ou triplicar, bebês em fase de lactação e que não recebem nenhum alimento além do leite materno não necessitam de água, o leite garante a quantidade necessária para suprir as necessidades de seu organismo, após esta idade, ou para bebês que necessitam de outra alimentação além do leite humano, é necessário que se ofereça água em intervalos regulares.
O corpo em ausência  temporária de água entra no estado de desidratação, onde suas funções sofrem alterações que levam ao aparecimento de alguns sintomas, como: fraqueza, tontura, dor de cabeça, fadiga além de taquicardia, devido a força exercida pelo coração para bombear o baixo  e denso volume de sangue, a desidratação em períodos prolongados pode levar a morte.
O baixo consumo de água interfere também na aparência dos cabelos, que ficam desvitalizados e opacos, leva também ao ressecamento dos olhos e das mucosas das vias aéreas, obstipação, aparecimento de cravos e espinhas, além de ausência de concentração.
Os sintomas são múltiplos e as consequências também, mas a prevenção é de fácil acesso e barata.

BEBA ÁGUA FREQUENTEMENTE, SEU CORPO AGRADECE!

0 comentários: